quarta-feira, 21 de abril de 2010

Indústria brasileira de games aos poucos volta a crescer

09.04.2010 / 10h47


Após amargar um dos piores anos de sua história recente, a indústria nacional de jogos eletrônicos tenta esquecer 2009 e vai aos poucos retomando suas atividades normais durante 2010.


De acordo com André Penha, vice-presidente de Relações Públicas da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames) e diretor da Tectoy Digital (leia nossa entrevista exclusiva com ele), 2009 foi um ano desastroso para os estúdios brasileiros, pois sua vocação exportadora fora bastante prejudicada em virtude da crise mundial.


Apesar da cultura exportadora, a participação do Brasil no mercado mundial de games é ínfima, representando apenas 0,2% de todo o setor. Para Piorar a situação, internamente o setor sofre com a pirataria dos jogos. Para Penha, a redenção do setor passa necessariamente pelo fortalecimento do mercado interno e para tal, será necessário um controle maior sobre a falsificação de jogos e programas.


Penha acredita que algumas ações desenvolvidas em conjunto com apoio do governo federal deverão fortalecer o setor a médio e longo prazo. Uma dessas ações é o BRGames, programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, destinado a fomentar o desenvolvimento da indústria de jogos eletrônicos.

fonte: http://www.adrenaline.com.br/games/noticias/4667/industria-brasileira-de-games-aos-poucos-volta-a-crescer.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário