quarta-feira, 21 de abril de 2010

Entrevista da revista mexicana Fortuna - Dez/2009

A novidade trazida pelo Zeebo


Realmente o Zeebo é uma plataforma de entretenimento que está resolvendo um problema não resolvido pelos outros consoles, que é atingir um outro segmento da população.


Os consoles que estão atualmente no mercado são para uma camada sócio-econômina média-alta, e para os jogadores hardcore, que são entusiastas de jogos violentos. O Zeebo é uma plataforma de entretenimento para pessoas da camada baixa , ou média-baixa, que até o momento não podiam comprar um console por causa de seu preço. O valor do Zeebo no México não está só em ser uma plataforma económica, mas também, direccionando-se a crianças de 5 a 13 anos, poder asegurar aos país de familia que seus filhos não vão jogar títulos violentos e inapropriados.


O Zeebo é o único sistema de entretenimento que também proporciona uma conexão à internet sem necessidade de um plano junto a operadoras; não é necessário ter internet em casa. Haverá uma conexão diretamente no Zeebo, a única necessidade é a de conectá-lo a uma televisão. Esta é uma plataforma totalmente diferente, e não estamos competindo no mesmo ambiente dos “grandes consoles”.


A ZeeboNet é uma rede wireless que oferece conexão de banda larga 3G, por meio da companhia TelCel, e permite a conexão aos canais de internet que temos: navegação, e-mail e bate-papo, esportes, comunidade, educação, entretenimento, infantil, noticias, compras e serviços.


Quando acabar o tempo que já vem incluso em seu Zeebo, que é de uma hora, deve-se comprar o que chamamos de Z-Credits, que não servem para jogar, mas sim para navegação na internet e download de jogos pela rede.




Preço

O sistema Zeebo, ou seja, o console, um controle, um teclado para navegar na internet, cinco jogos na memoria e uma hora de internet grátis, custa 2.499 pesos.


Se compararmos o Zeebo a um console da geração pasada, o PlayStation por exemplo, levando em conta que é um console que não pode vir com jogos na memoria, somos 73% baratos do que o que custaria um PlayStation agora.


Mas o que mais importa não é a experiencia de jogo, mas sim o fato de haver uma conexão à internet, além de canais e programas de aprendizagem. Nosso lema é “jogue, aprenda e conecte-se”. Com o Zeebo é possível jogar, ver programas de aprendizagem, conectar-se à internet, mas tudo focado na aprendizagem. Os canais de internet que oferecemos são específicamente para crianças, com a vantagem de serem canais seguros para essas crianças.




Concorrência

Eu diria que o Zeebo não é um adversário temível para os grandes consoles, a saber, os da Microsoft, Sony ou Nintendo. O Zeebo atinge a um segmente praticamente distinto do que atingem esses outros aparelhos, porque eles estão mirando as clases A e B do México. Nós queremos a C e a D, e realmente não estamos competindo nesse outro mercado, onde há redução de preços para conquistar mais mercado. Nesse sentido, estamos explorando um mercado novo. A proposta que trazemos é muito diferente. O mercado de jogos cassuais, familiares, ainda não é tão explorado.


O console com maior presença no México é o PlayStation 2, da geração pasada. No entanto, dentre os consoles desta geração, ou seja, PS3, Xbox 360 e Wii, este último teve um crescimento importante debido aos jogos casuais. O Zeebo é uma combinação de um equipamento muito mais barato que o PlayStation 2 com os jogos casuais.




O Zeebo no Brasil

No Brasil, o Zeebo foi lançado únicamente como um console de jogos. Foi um lançamento-piloto para sabernos como o mercado reagiria. Foi muito interesante, a quantidade de jogos que as pessoas compraram desde que ligaram seus Zeebos foi muito importante. Por exemplo, no Brasil as pessoas baixaram mais de um jogo por mês.


No período de testes, os brasileiros baixaram mais de 5 jogos por equipamento; isso é uma porcentagem maior de compra se comparada com a compra de jogos em qualquer outro console. Por exemplo, os que têm um PS2, em média compram cerca de 12 jogos em 10 anos. Em contrapartida, quando foram publicados novos jogos para o Zeebo, isso gerou compras instantáneas.


Os jogos variam de 70 a 200 pesos, dos simples aos mais complexos. São jogos baratos. Os jogos da concorrência não saem por menos de 700 pesos. Os gamers admitem que o Zeebo não é para eles, para o público hardcore gamer, mas consideram nossa proposta muito interessante. No México, esse segmento gamer já está sendo ocupado, porém esse outro [o casual] não é explorado.


E nós não estamos direcionados ao segmento de jogadores hardcore, não vendemos nossos consoles na Game Planet ou Game Rush, essas grandes lojas para gamers. O Zeebo está sendo vendido em lugares como Soriana, Chedraui e Elektra, lugares onde as pessoas menos abastadas, nosso público-alvo, compram seus eletrododomésticos e fazem suas compras em geral.




Próximo Lançamento

Acabamos de lançar o produto, estamos começando. As cartas que temos na manga, mas que já anunciamos, é que 100% de nosso conteúdo é localizado ao lugar de lançamento, o que quer dizer que todos os nossos jogos estão em espanhol. A novidade é que estamos programando um jogo do Huevo Cartoon para o primeiro trimestre do ano. O que podemos prometer aos desenvolvedores do Zeebo é que os jogos serão vendidos através de um canal completamente legalizado.


Também estamos trabalhando com varias empresas, uma delas é a Interlingua, para criar conteúdo educativo, divertido, para aprendizagem. No caso da Interlingua, vamos lançar programas de aprendizagem do Inglês, onde será possível aprender Inglês, com a única necessidade sendo ter uma televisão e seu Zeebo.


Os jogos do Zeebo são 100% anti-pirataria. No Zeebo não há discos, ou seja, não é possível inserir cartuchos, cartões. Não há nenhum modo de inserir ou extrair os jogos. A única maneira de adquirir jogos é pela rede sem fio, pela rede de celular. O modem 3G, que vem dentro do console, é a tecnología, o processadorr do jogo, e já vem incluso para que seja possível comprar jogos e conectar-se à internet. Uma vez que tenha baixado um jogo, ele fica em seu equipemento permanentemente, não precisa ter uma conexão 3G para jogá-lo, nem baixar mais nada. Além disso, esses jogos vêm codificados para que apenas você possa jogá-los em seu aparelho.


A maioria dos jogos dará suporte a dois jogadores simultâneos. E como temos rede 3G, mais tarde vamos introduzir jogos que possam ser jogados com seus amigos em rede. Mas inicialmente esses jogos serão de xadrez e coisas do tipo, não podemos colocar jogos de ação porque usam muita banda de conexão.




Projeções de mercado

Em países como EUA e Japão, a penetração dos videogames atinge cerca de 51%, ou seja, 51% dos lares têm um aparelho de entretenimento. Se pensarmos no interesse das famílias por equipamentos assim, noa EUA a classse média é muito mais rica que a mexicana porque existem existem bons sistemas de crédito, por diferentes razões.


No México, a penetração de videogames legalizados é de 7%, e juntando com os ilegais, o número chega a 15%. Há cerca de 35% da população mexicana que não teriam condições de comprar um console. Se considerarmos que 50% delas quiseram ter um console e não puderam comprar, é porque é algo caro.


Há de 27 a 29 milhões de famílias no México. Fazendo uma projeção, os 35% equivalem a cerca de 10 milhões de famílias que não têm um aparelho de entretenimento, mas têm interesse. Estamos falando de um mercado de 10 milhões que ainda não podem comprar um console, e é a esse segmento que o Zeebo pode chegar.


Há ainda o crescimento esperado no país para consoles como Xbox, PlayStation. Eu penso que este segmento não está saturada e continua a crescer.


A previsão de crescimento para o Zeebo realmente muito conservadora, pela mesma razão que se trata de um produto, um novo conceito que as pessoas vão ter que entender.


Estamos criando uma escassez deste ano sobre a finalidade e só estamos gerando vendas de dezenas de unidades, e também para equilibrar essa demanda no ano seguinte, e têm centenas de milhares de computadores.


Nós não queremos competir no segmento de gamers hardcore, em nenhum caso, vamos tentar ter jogos casuais semelhante ao Wii e uma proposta mais barata.


fonte:
http://www.zeebobrasil.com/forum/index.php?/topic/601-entrevista-com-franz-elizondo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário